1action alert

Ser excluído é fazer parte de uma manifestação gritante, é ser a parte que emerge do iceberg social à deriva, é marca de uma civilização industrial em agonia.

“O Menino Selvagem”

Já ouviste falar de meninos selvagens? No século passado, em França, uns camponeses encontraram em Maciço Central um menino muito pequeno que uivava como um lobo. Abandonado pelos pais, diz-se que fora criado por uma loba. O seu comportamento não era o de um ser humano: devorava a carne crua, gritava e recusava qualquer tipo de contacto. Também já não era o comportamento de um animal, visto que ele ignorava as regras que permitem aos jovens lobos viver numa alcateia. Até os animais que vivem em grupo obedecem a leis.

Nem homem, nem animal, estava condenado à morte. Não é possível viver sem leis. O doutor Letard recolheu a criança e tentou educa-la. Mas Victor – foi o nome que lhe deram – não sobreviveu. Faltou-lhe aquilo que por vezes tens tanta dificuldade em suportar: a educação, os conselhos de um adulto, a sociedade e as suas obrigações.

 

Conto do livro “Os direitos do Homem contados às crianças”, Jean-Louis Ducamp, editora Terramar, 6ª edição, 1983

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on Maio 1, 2012 by .

Navegação